O poder da Vitamina C

Os primeiros estudos referentes ao uso tópico da vitamina C, ocorreram na década de 1960. Porém só recentemente tem se dado valor a esse poderoso ativo. Entre suas prioridades está os seus efeitos sobre o metabolismo do tecido conjuntivo, sua ação no processo de cicatrização e sua potente ação antioxidante. A Vitamina C é vital para o funcionamento das células, e isso é evidente no tecido conjuntivo, durante a formação do colágeno, onde a vitamina C regula a síntese de colágeno tipo I e III, através dos fibroblastos.

 

Com o envelhecimento a derme torna-se fina e seu conteúdo de colágeno diminui e acaba desenvolvendo as rugas, esse processo é acelerado com a exposição aos raios UV, fumo, poluição e etc. Que geram a formação de radicais livres.  A capacidade proliferativa e a síntese de colágeno são idade-dependentes, e a vitamina C é capaz de estimular a proliferação célular e a síntese de colágeno independente da idade do paciente.

 

“Os primeiros relatos do uso tópico da vitamina C, a princípio em cobaias, são de cerca de 30 anos atrás. Imai Y. e colaboradores (1967) utilizaram creme de fosfato de ácido ascórbico a 3% nesses animais e observaram sua absorção através da epiderme até a camada basal. Comparando as duas vias de administração, oral e percutânea, ambas de 1g/dia, observou-se melhor resultado em relação ao clareamento da pele com o uso tópico da medicação. Além dessa observação, os autores perceberam que os níveis da vitamina nos locais de aplicação tópica, em comparação com os relativos à vitamina utilizada por via oral, foram mais elevados.”1

 

Em relação aos efeitos da vitamina C na melanogênese, experimentos com a aplicação tópica de uma pomada contendo fosfato de ácido ascórbico comprovaram que o composto exerce efeito supressor da pigmentação por meio da supressão da ação da tirosinase pelo ácido ascórbico. A Vitamina C demonstra função foto-protetora, clareadora e antioxidante neutralizando os radicais livres, deixando a pele mais jovem, radiante e protegida.

 

Em uma formulação com vitamina C tudo influencia pois ela precisa ser estabilizada, e isso depende de inúmeras variáveis como pH, peso molecular, veículo e porcentagem. Devido esses inúmeros benefícios temos vários produtos com Vitamina C, além do ácido ascórbico utilizamos outras fontes de vitamina C como a acerola e o cranberry.

 

FONTE – Dra. juliana M. Provenzano

1. Imai Y, Usui T, Matsuzaki T, Yokotani H, and Mima H. The antiscorbutic activity of L-ascorbic acid phosphate given orally and percutaneously in guinea pigs. Jpn J Pharmacol, 1967